domingo, 7 de junho de 2009

Massa: "Carro não me permitiu ter o ritmo rápido o suficiente"


O fim da hegemonia na Turquia
"Lógico que você fica um pouco chateado. Foram três anos incríveis, com vitória, volta rápida, pole position... o quarto [ano] seria mais incrível ainda, mas hoje a gente não tinha possibilidade pra vencer; o que a gente conseguiu foi o que dava para tirar do carro, e é lógico que o piloto que venceu também venceu por méritos e pelo carro que ele tinha".


Alguém pode parar Button?
"Matematicamente dá, mas na realidade é praticamente impossível, é muito difícil. Tem alguns pilotos que podem chegar lá, como o Rubinho [Barrichello] ou talvez algum piloto da Red Bull, mas é muito difícil que o Button não vença o campeonato desse ano".


O ritmo real da Ferrari
"Tive um carro que não me permitiu ter um ritmo para vencer a corrida. Tive um ritmo bom, rápido, pelo que a gente poderia ter feito, mas não rápido o suficiente para brigar pela vitória ou pelo pódio. Então isso mostra que talvez a gente tenha andado um pouquinho para trás durante o fim de semana"

"Alguma coisa aconteceu, não sei se no nosso carro estava faltando um pouco de 'downforce', por que no setor 1 é onde você precisa de precisa de 'downforce', e é onde a gente perdia todo o tempo".

"Nosso carro andou um pouquinho para trás nesse fim de semana e a gente tem que tentar entender o por que, e tentar levar o melhor carro possível pra Silverstone".


A corrida
"Fiz uma largada boa, ultrapassei alguns carros, mas quando cheguei na reta oposta tentei ultrapassar o Trulli por fora, na freada da reta, só que ele acabou freando um pouco tarde, acabei perdendo um pouco a trajetória, passei um pouquinho [do ponto] e o [Nico] Rosberg acabou me passando, ali perdi uma posição".

"Foi uma pena, porque dava para brigar de igual para igual com ele se eu estivesse na frente dele, mas ele tinha um ritmo um pouquinho melhor que o meu e não foi possível incomodar ele".


Seis vitórias em sete corridas
"Lógico que é triste, não é o que a gente espera, mas a gente tem que saber também que aqui os pilotos aqui são todos de [alto] nível, você corre contra um companheiro forte, como eu corro, como a maioria corre, então algumas coisas a gente tem que acertar e tentar trabalhar mais, acelerar mais e tentar ultrapassar seu companheiro na pista".

"Não depende só da performance, depende de muitas coisas, como eu disse até o ano passado, quando disputava o campeonato: não adianta só ganhar corridas e ser rápido, é preciso ter sorte, e muitas vezes eu não tive essa sorte e perdi o campeonato. As vezes a sorte também faz parte da trajetória de muitos pilotos".


Barrichello precisa apenas de sorte?
"O Button foi melhor do que ele até agora no campeonato. A gente não sabe o que aconteceu com ele na largada aqui e na primeira corrida [no GP da Austrália]. Se isso foi um problema no carro, eu acho que é sorte; se isso não foi um problema no carro, então não".


2010: A reunião dos pilotos
"Queríamos ouvir dos chefes das equipes o que estava acontecendo, porque o campeonato depende da gente também. Então fizemos uma reunião hoje para entender o que estava acontecendo e chegamos até a um acordo, mas o que acontece é que nós, como os melhores pilotos do mundo, queremos correr na melhor categoria do mundo, com as melhores equipes do mundo e contra os melhores pilotos do mundo.

"Do jeito que está parecendo, parece que isso não vai acontecer, e se isso não acontecer, a gente perde o interesse de correr na F-1, então a gente espera que a F-1 seja a F-1 de sempre, e que as equipes consigam acertar com o Sr. [Max] Mosley, que é quem manda no final e é uma pessoa que tem que decidir, então a gente espera que essa pessoa tome a decisão certa".
"Se ele não tomar uma decisão certa e as oito equipes, as melhores equipes do mundo, montarem um outro campeonato, acredito que os pilotos vão ficar mais interessados em correr por essas oito equipes do que para correr num campeonato que é praticamente uma GP2".


Perspectivas para Silverstone
"Temos melhoras para Silverstone, mas primeiro precisamos entender o que aconteceu, porque o carro andou um pouco para atrás, e acho que essa é a análise principal pra gente se preparar para Silverstone".
Fonte: Tazio

Nenhum comentário: