sábado, 15 de novembro de 2008

[Kart] Tony Kanaan conquista a pole para as 500 milhas

Felipe Massa sai em 11º, mas prevê “sorte diferente” na corrida deste sábadoTony Kanaan conquistou a pole da 12ª edição das 500 Milhas da Granja Viana. Mesmo sem a presença do antigo parceiro Rubens Barrichello, que preferiu passar a sexta-feira jogando golfe, o astro da Fórmula Indy dominou o Top Qualifying e comandará pela quinta vez o grid de 65 karts.

Em segundo ficou Vítor Meira, também da Fórmula Indy. Entre os astros da Fórmula 1, Nelsinho Piquet classificou-se em 4º e Felipe Massa, que enfrentou problema mecânico na tomada classificatória, sairá em 11º. A largada está marcada para as 13 h. Serão 644 voltas ou o limite de 12 horas.

Kanaan e Barrichello formam a parceria mais vitoriosa da história da prova. Foram sete títulos até agora. Hoje, Kanaan mal havia retornado aos boxes quando recebeu o telefonema do amigo. “Ele ligou para me cumprimentar e dizer que representei bem a equipe. Agradeci, mas lembrei que amanhã a responsabilidade será dele, já que o Rubinho é quem vai largar”, brincou Kanaan, que ainda esnobou Barrichello. “Agora dá licença que estou famoso e dando entrevistas...”

Em seguida, Kanaan fez questão de ressaltar a qualidade da Barrichello Racing. “Um diferencial da equipe é que temos quatro pilotos que podem cobrir um ao outro. Só pude andar no kart duas vezes nesta semana, por causa dos meus testes na Fórmula Indy, e a equipe fez um excelente trabalho”, continuou. Kanaan admitiu que o desgaste dos pneus deverá ser uma preocupação na corrida, que pela primeira vez será majoritariamente disputada durante o dia. “Até então, corríamos mais à noite, com temperaturas bem mais amenas e praticamente só usávamos um jogo de pneus. Com o calor que está fazendo, pode ser que tenhamos de usar um segundo”, analisou. Kanaan acredita que a prova será marcada pelo equilíbrio. “Acho que cerca de 20 karts chegarão na volta do vencedor.”

Massa não foi feliz na tomada classificatória do grupo de convidados. O rolamento da embreagem quebrou logo na terceira volta e o piloto da Ferrari precisou recorrer aos pneus do segundo kart da Massa Blausiegel Team para o Top Qualifying. Terminou apenas em 12º e foi beneficiado pela punição aplicada a Raphael Matos, que fez o 4º tempo, mas deu uma segunda volta – cada piloto tinha direito a apenas uma.
“Foi mais ou menos. Nunca estivemos entre os mais rápidos e talvez o problema esteja nos nossos motores. Mas é o tal negócio: nas últimas três corridas fiz duas poles e um terceiro lugar, mas não terminei nenhuma delas. Pode ser que a sorte agora seja diferente. Claro que é legal largar na pole, mas em termos práticos isso não significa quase nada por causa da longa duração da corrida”, resignou-se Massa.

Nelsinho Piquet, em contrapartida, gostou do quarto lugar. “É sempre bom largar entre os primeiros, principalmente em uma prova tão competitiva como essa. Mas é preciso lembrar que é uma corrida de 12 horas, ou seja, bastante longa, e mais importante que tudo é o kart resistir até o final”, observou Nelsinho. “Estamos bastante motivados para a prova. O kart está rápido, com bom acerto. Nosso objetivo é brigar pela primeira vitória da equipe nas 500 Milhas”

Nenhum comentário: