sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

FIA anuncia medidas de corte de custos na F-1

A FIA anunciou as medidas para o corte de custos da F-1 após uma reunião de seu Conselho Mundial nesta sexta-feira, em Mônaco.
Elas foram aprovadas após um encontro do presidente da FIA, Max Mosley, com a Associação das Equipes da F-1 (FOTA) na última quarta-feira e agora são ratificadas pela entidade máxima do automobilismo.
Segundo o que ficou decidido, os motores terão que estar à disposição dos times por um preço abaixo de € 5 milhões (cerca de R$ 15,6 milhões) por temporada a partir de 2010.

Com se esperava, a FIA permitirá que as montadoras fabriquem seus próprios propulsores e vendam unidades para as equipes de acordo com o valor já informado. Uma empresa independente, como a Cosworth, também fará a venda. Questões de padronização ou controle de desempenho não foram citadas ainda.

Além disso, não haverá testes durante a temporada, à exceção dos treinos livres durante os finais de semana de corridas.

Outra medida aprovada pela FIA é a redução do quadro de empregados das equipes por meio de medidas como o compartilhamento de informações sobre pneus e combustíveis, eliminando a necessidade de haver "espiões".

Segundo a FIA, a lista de mudanças para 2009 significará uma economia de 30% no orçamento das equipes, sendo que os times independentes pouparão quantias ainda maiores.

Confira as outras medidas aprovadas pela FIA:

Para 2009

- A duração dos motores será dobrada. Cada piloto poderá usar oito propulsores por temporada, mais quatro para os testes. Os motores terão de durar três GPs

- Os motores serão limitados a 18 mil rpm

- Os custos dos motores para as equipes independentes serão aproximadamente 50% do valor de 2008

- Nenhum túnel de vento excedendo a escala de 60% e 50 metros por segundo serão usados a partir de 1º de janeiro de 2009

- As fábricas fecharão por seis semanas a cada ano para cumprir as leis locais

Para 2010

- O motor de 2010 continuará sendo usado em 2011 e 2012

- Todas as equipes usarão a mesma transmissão. É uma medida sujeita à confirmação por sua praticabilidade

- A FIA comporá uma lista de partes-padrão relacionadas ao chassi. Será permitido o desenvolvimento em algumas delas, mas em outras se exigirá o uso de materiais baratos

- Para um GP, haverá sistemas de rádio e telemetria padronizados, a proibição do reabastecimento e banimento dos aquecedores de pneus.
- Será possível também a redução do número de voltas das corridas (proposta a ser avaliada via pesquisa de mercado)

- Sobre atividade nas fábricas, haverá mais restrições nas pesquisas com aerodinâmica combinada com uma análise das instalações das equipes, podendo haver mais restrições nesse sentido.
___________________________________________________________________
É isso, ou adeus.
Já que estão reduzindo tudo, porque não abaixar os preços dos ingressos?!.

Nenhum comentário: