quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Ferrari desenvolve KERS inovador, segundo a "Motorsport Aktuell"


Apesar de criticar bastante o KERS, a Ferrari estaria desenvolvendo uma solução inovadora para o sistema, que estréia neste ano na F-1.

Segundo a publicação "Motorsport Aktuell", a escuderia italiana está atuando em dois projetos paralelos: o primeiro, em cima do KERS convencional; já o segundo é uma ideia de instalar o sistema no bico da F60.

A modificação, de acordo com a revista, tem como meta a redistribuição de peso no carro. Para a Ferrari, o sistema é como um lastro indesejado no centro do carro e a solução vista foi transferir o peso para a parte da frente.

No entanto, esta alteração traz um problema para a escuderia italiana: caso o KERS vá para o bico do carro, será necessária a passagem de cabos de alta voltagem pelo cockpit, o que pode trazer risco a Felipe Massa e Kimi Raikkonen.

A "Motorsport Aktuell" também destacou que o projeto inicial do sistema, desenvolvido pela empresa Magneti-Marelli, atravessou problemas técnicos, e uma nova versão foi testada recentemente em Mugello, com performance questionável.

A Ferrari lidera o grupo de equipes que não aprova a introdução da novidade na categoria, com a alegação de que o sistema está gastando muito dinheiro em uma fase onde a categoria luta para evitar gastos desnecessários.

FONTE: Tazio

Nenhum comentário: