sábado, 21 de março de 2009

Em longa entrevista, Massa faz uma análise completa da temporada

A fonte é o Tazio, onde também tem o aúdio da entrevista. Vale a pena conferir!

Amadurecimento
Massa admitiu sentir a pressão, mas disse estar acostumado, pois foi motivo de muitos julgamentos e comparações quando entrou na Ferrari e no momento de erros em algumas corridas.

"Sempre tive muita pressão, até mais que os outros. Quando entrei, muita gente disse que não merecia estar na Ferrari. Quando errei, todo mundo falou do passado, que meu empresário é o Todt, que ganhei por sorte. A pressão faz parte. Sempre espero a maior pressão possível da imprensa. Sempre tive e não é pensando nisso que vou melhorar ou não. Não preciso mostrar nada para ninguém. Sou capaz de vencer e de lutar pelo campeonato. E é só o que eu quero."

Massa bate na primeira curva do GP da Austrália de 2006.

Felipe destacou a decisão do ano passado, quando perdeu o título para Lewis Hamilton na última volta.

"Mentalmente, foi uma grande lição de vida para mim, de aprendizado pessoal, que vai me deixar mais forte para lutar por qualquer campeonato, corrida, vitória, ou momento em que estiver na pista. Me deixou mais pronto e forte para lutar".


Erros de 2008
Massa sabe que, não fossem alguns erros vitais dele e da Ferrari, o título mundial do ano passado poderia estar em suas mãos. Por isso, o piloto garante que os problemas foram trabalhados dentro da escuderia e não vão se repetir.

"Foi uma coisa totalmente trabalhado na equipe. A gente sabe onde errou, onde perdemos pontos, todos os motivos e, independente se é um problema da equipe, do carro, do piloto, de quem seja, foi um problema que sabemos de onde veio e precisamos trabalhar em cima disso para que não aconteça mais. Podia ter vencido meu primeiro campeonato, mas serviu como lição e experiência para que isso não aconteça mais"

Massa erra sozinho, quando estava em segundo na Malásia.

Kimi, o rival número 1
Sobre os pilotos que podem se tornar uma "pedra no sapato" em 2009, Massa preferiu destacar Kimi Raikkonen. Para ele, o companheiro de equipe é o principal obstáculo dentro de uma temporada. Mas os outros campeões, como Fernando Alonso e Lewis Hamilton, e possíveis zebras merecem atenção.

"Todos são adversários principais. Tanto meu companheiro de equipe, que corre com o mesmo carro; acho que, estar na frente do companheiro é um motivo concreto de mostrar que fez o melhor trabalho com o carro. Acho que estou preparado para disputar e lutar com qualquer tipo de competidor. Tanto o Kimi, como o Hamilton e o Alonso; ou outro piloto, que não tiveram um ano disputado e pode ser uma surpresa."


Brawn: ameaça real?
Já em relação às equipes que podem surpreender nesta temporada, Massa não esconde a curiosidade em cima da Brawn. Se o time de Rubens Barrichello não estiver blefando, então é o maior concorrente.

"Se as coisas são reais, a principal adversária é a Brawn GP. Se as coisas realmente foram reais, olhando os últimos treinos, com certeza é a Brawn", falou Felipe, calcado nos testes de inverno, nos quais a Toyota também foi digna de destaque.

"Existiram algumas equipes que surpreenderam. Vimos uma Brawn GP ressuscitando das cinzas, uma Toyota crescendo e melhorando muito. Certamente, eles tem algo a mais que as outras. Onde é, não sei, mas está dando diferença. Agora, cabe a nós ter um carro tão competitivo, saber de onde vem a diferença e tentar fazer nosso carro crescer, ou saber se a diferença vem de uma área onde não é tão clara."

Contudo, uma coisa é certa: a McLaren vem sendo a grande decepção, nas palavras do piloto. "É difícil ter uma idéia clara, mas a gente nunca viu uma McLaren tão atrás, tão em dificuldade. Você andando sempre atrás mostra que você não está bem, mesmo com você usando muito combustível. É importante você estar bem, tanto em treino quanto em corrida"


A F60
Abrindo sua sétima temporada na F-1, Massa acredita ter um carro bom em mãos e espera que os pequenos problemas apresentados na pré-temporada tenham sido sanados.

"Estou satisfeito. A gente fez o que deveria. O carro é rápido, constante. Fizemos simulações, tivemos pequenos problemas, que espero que tenham sido resolvidos. Estamos pronto para começar o campeonato e espero estar tão competitivo quanto nos próximos anos"


Mudanças para 2009
As modificações no regulamento para 2009, no entanto, são as mais interessantes, na ótica de Felipe. A introdução do novo pacote aerodinâmico e do Kers farão muita diferença quando o carro estiver com os pneus, que retornam a ser lisos, mais gastos.

"Hoje em dia, o carro tem menos pressão aerodinâmica. Com os pneus slicks, o carro melhorou, deu mais grip mecânico, mas, quando eles ficam gastos, a maneira de você dirigir se torna diferente do ano passado. Ele escorrega mais, tem menos aderência, é mais solto. Mas, depois de alguns treinos, aprendi rápido o jeito de pilotar", analisou.

"Fora isso, tem o Kers, onde você precisa usar no momento certo e no ponto certo. Tem de ser nos momentos ideais. E você também tem a asa dianteira móvel, onde é importante acertar para as curvas de baixa velocidade."

Mas a adaptação ao novo regulamento não foi um problema para Massa, que considerou a pré-temporada um período suficiente para se aclimatar com as mudanças.

"Com o treino, você se adapta a cada mudança, técnica ou esportiva. Pode parecer algo estranho, mas todo piloto está acostumado a ter coisas novas e iniciar do zero em várias coisas. Na carreira é assim, do kart para o monoposto. A cada ano, muita coisa muda e você precisa se adaptar. Isso faz a diferença entre um piloto de F-1 e o de outras categorias. As regras não mudaram o modo de trabalhar e pensar, e me adaptei a elas."

"Não é como no ano passado. É um carro que, com pneus novos, você tem um equipamento igual ao do ano passado. Mas, com pneus gastos, você tem uma diferença grande em dirigir. O carro é mais solto, escorrega mais, tem menos pressão, e é até mais fácil de errar. Mas não foi um grande problema de adaptação."

Segundo o brasileiro, as regras servem para apimentar o campeonato. "Podem fazer as equipes mais competitivas. Podem trazer mais surpresas e elas estão aí para deixar o campeonato mais competitivo, e isso que deve acontecer".

A Ferrari usará o KERS em Melbourne
"É uma peça super importante no nosso carro, que pode fazer a diferença. Acredito que a gente tem a possibilidade de usar o Kers sempre. Se tiver problemas, só desligar o Kers e continuar. Acho que esse é o caminho pra gente seguir. Acho que a gente tem de usar e está decidido: a gente vai usar sempre o Kers"

4 comentários:

Ovi disse...

Gran enrevista. Muchas gracias. La verdad es que Felipe se merecía haber ganado el mundial pasado no el Hamilton que lo ganó por suerte, pero el justo ganador sin duda alguna fue Massa.
Un saludo.

Loucos por F-1 disse...

Ótima entrevista Willian!!!
Realmente Felipe Massa evoluiu muito nesta temporada, aprendeu com os erros e com certeza virá ainda mais forte neste campeonato. Torço muito por ele, quem sabe esse o brasileiro não leva o caneco.

Valeu pela visita, estou add seu link no Loucos por F-1.

Abraços!!

Leandro Montianele

Ron Groo disse...

Opa... Quer dizer que ganhei um seguidor?
Bom... Ganhou outro
Só que tem uma coisa... Eu não vou torcer para a Ferrari não e nem amaciar pro Massa, mesmo achando que ele vai ser o campeão do mundo..
Pro kimi eu nunca amaciei mesmo...rsrsrsrs
Go Williams go!.
Um abraço cara e teu blog é bom.

Anônimo disse...

pole massa
1- massa
2-kimi
3-hamilton
mv-massa
pa-sutil?