segunda-feira, 20 de abril de 2009

Ferrari vê GP da Espanha como 'vai-ou-racha' para temporada de 2009

Equipe italiana confirmou que pode focar campeonato de 2010 caso novidades para Barcelona não funcionem


O péssimo início de campeonato da Ferrari pode fazer com que a escuderia italiana decida abrir mão de disputar o Mundial de 2009 antecipadamente. Após a terceira corrida seguda do time fora da zona de pontuação, o chefe Stefano Domenicali confirmou à revista "Autosport" que pode, sim, dar prioridade à próxima temporada caso o pacote de novidades previsto para o GP da Espanha não resulte em uma evolução da F60.

Perguntado pela publicação se já é hora de pensar em 2010, Domenicali revelou os planos do time de Maranello. "Na Espanha, vamos avaliar com precisão onde estamos. Até lá, podemos ver o que pode ser feito para reverter essa situação. Então, resta aguardar o retorno à Europa, basicamente", disse.

Segundo o dirigente, as novidades previstas para a corrida em Barcelona incluem o difusor duplo utilizado por Brawn, Williams e Toyota. Mas o próprio italiano fez uma ressalva quanto à solução que a peça pode resultar. "A situação é muito mais complicada do que apenas isso. O difusor vai nos beneficiar, mas é errado achar que apenas isso resolve. Como exemplo, temos o carro da Red Bull: mesmo sem o equipamento, eles fizeram um grande trabalho."

Domenicali destacou também que, além dos problemas aerodinâmicos, a F60 sofre com a falta de confiabilidade — opinião ressaltada por Felipe Massa. "Temos dois problemas para tratar. Um é que precisamos tornar o carro mais rápido. O outro é que precisamos torná-lo confiável, pois não adianta ter o carro mais rápido do mundo se ele não completa as corridas", disse.

Seu colega de equipe, Kimi Raikkonen, teve opinião parecida. "Sabemos que, quando chegarmos em Barcelona, devemos evoluir. Atualmente, não temos o mesmo nível de pressão aerodinâmica que os outros têm. Com o novo fundo, espero que o carro fique mais rápido. Isso vai levar algum tempo, então precisamos superar este período difícil. Mas vamos voltar ao topo", afirmou o nórdico.


Se for pra gastar dinheiro no F60 e não der resultado, o jeito é mesmo trabalhar no carro de 2010. Mas não pode deixar do jeito que está. A Ferrari não pode terminar o ano em 9ª nos construtores.

Nenhum comentário: