sábado, 4 de abril de 2009

Sepang, classificação - Pole para Button e vexame ferrarista



- Button novamente na pole, mas não com tanta folga como em Melbourne. Toyota e Red Bull estão mais próximas e podem ameaçar o domínio da Brawn em Sepang.

- Barrichello não fez boas voltas no Q3, disse que está mais pesado que o Button, mas 0.5s é muita coisa. Além disso, reclamou que carro saiu muito de frente.

- Uma pena a punição para o Vettel, pois sairia da terceira posição e poderia pensar na vitória.

- Esperava mais da Williams, mas com as punições a Barrichello e Vettel, tem boas chances de pódio.

- Falar o que da Ferrari??
Sabe-se que pode se recuperar com relação aos outros carros, mas e esses erros? Chegam a ser patéticos. Poxa, esse de hoje pode ser comparado ao da Hungria 2007, quando não abasteceram o carro do Massa. Dar voltas no início da sessão e parar como se estivesse ''sobrando'' com relação aos outros?

Erro grostesco. Culpa da equipe e do Massa também. Com todo respeito, mas nem a Force India erra desse jeito. Raikkonen quase dançou no Q1 também. Seria uma vergonha maior ainda o time chegar em Sepang dizendo que o carro está melhor com relação a Melbourne e não colocar os dois carros no Q2. Acho que o Massa poderia ficar no ''top 5''.

Agora é torcer para que dê certo para os dois carros na largada, com o KERS.
Mesmo com o Kimi largando em 7º, uma chuvinha é bem vinda.



Grid de largada
1°. Jenson Button (Brawn), 1:35.181 (18 voltas)
2°. Jarno Trulli (Toyota), 1:35.273 (20)
3°. Timo Glock (Toyota), 1:35.690 (24)
4°. Nico Rosberg (Williams), 1:35.750 (21)
5°. Mark Webber (Red Bull), 1:35.797 (19)
6°. Robert Kubica (BMW), 1:36.106 (19)
7°. Kimi Raikkonen (Ferrari), 1:36.170 (17)
8°. Rubens Barrichello (Brawn), 1:35.651 (17)*
9°. Fernando Alonso (Renault), 1:37.659 (20)
10°. Nick Heidfeld (BMW), 1:34.769 (15)
11°. Kazuki Nakajima (Williams), 1:34.788 (14)
12°. Lewis Hamilton (McLaren), 1:34.905 (13)
13°. Sebastian Vettel (Red Bull), 1:35.518 (17)**
14°. Heikki Kovalainen (McLaren), 1:34.924 (14)
15°. Sébastien Bourdais (Toro Rosso), 1:35.431 (16)
16°. Felipe Massa (Ferrari), 1:35.642 (4)
17°. Nelsinho Piquet (Renault), 1:35.708 (11)
18°. Adrian Sutil (Force India), 1:35.908 (8)
19°. Giancarlo Fisichella (Force India), 1:35.951 (10)
20°. Sébastien Buemi (Toro Rosso), 1:36.107 (9)

* Punição de cinco posições por troca de câmbio
** Punição de dez posições por incidente provocado no GP da Austrália



Fala aí! - Massa: "Quando vimos que erramos, já era tarde demais"

"O que acontecia no ano passado, quando tínhamos um carro competitivo e precisava de apenas uma saída para ficar entre os 15, mudou neste ano. Percebemos isso tarde demais".

"Fiz um tempo razoável, mas não excelente e, quando a equipe (e eu me incluo) viu que cometeu um erro, não dava para fazer mais nada".
A ideia era poupar um jogo de pneus para o Q3, como fez Kimi Raikkonen, que quase ficou no Q1 também.

Para a corrida, Massa dá uma pista sobre a estratégia, afirmando que deve largar mais pesado. "Não tem o que pensar. Temos de colocar gasolina no carro e tentar ganhar posições quando os outros reabastecerem e voltarem pesados à pista".

Ao analisar o carro das concorrentes, Felipe Massa ainda deu uma suave cutucada nos times que adotaram uma brecha no regulamento sobre o difusor traseiro. "Das equipes que fizeram o carro dentro das regras introduzidas, a Red Bull é a melhor de longe. Não dá para comparar Brawn, Toyota e Williams, pois eles têm um carro diferente."


Fala aí! - Raikkonen: "A corrida de amanhã será difícil"

"Honestamente, o maior problema é que, no momento, não estamos rápidos o suficiente para brigar pelas primeiras posições".


"Não há uma falha numa área específica, mas não temos aderência suficiente para andar tão rápido quanto os que terminaram na nossa frente hoje. A corrida de amanhã será difícil. Vamos tentar fazer o máximo na largada".


Kimi diz que as melhorias no carro estão diretamente ligadas ao que a Corte Internacional de Apelações decidir quanto ao uso do difusor traseiro.
"Nós temos que melhorar nosso desempenho, mas é importante ter as regras esclarecidas o mais breve possível, para sabermos em qual direção vamos seguir".

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